BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CLAUDIONOR TELÓGIO DE ANDRADE


CLAUDIONOR TELÓGIO DE ANDRADE, nasceu em 21 de agosto de 1909, em São José de Mipibú – RN e faleceu em Natal-RN, na Casa de Saúde São Lucas, aos 09 de novembro de 1980.

Filho de Manoel Cassimiro de Andrade e de Abigail Rodrigues de Andrade, casou-se com Maria Wancy Aquino de Andrade, natural de Pau dos Ferros-RN, de cuja união nasceram 11 (onze) filhos. Descendem do casal ainda 30 netos e 36 bisnetos.

Teve como atividade principal a militância da advocacia exercendo, também, diversas funções públicas.

Inicou os seus estudos superiores na Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco, transferindo-se, depois, para a Faculdade de Direito da Universidade do Ceará, concluindo, em 1933, o Curso Jurídico.

A sua vida pública teve início como Promotor de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, ainda estudante de Direito, no período de 1930 a 1932, tendo sido transferido para a Comarca de Caraúbas, nela permanecendo até princípios de 1933. Retornando a Pau dos Ferros, dedicou-se ao exercício da advocacia até fins do ano de 1935. Em 1936, início do ano, foi contratado advogado da Prefeitura de Natal e, em abril do mesmo ano, nomeado promotor de Justiça da Comarca de Assú. Ainda em 1936, foi nomeado Juiz Municipal do têrmo Judiciário de Pedro Velho, cargo que exerceu até dezembro de 1937, quando foi transferido para o têrmo judiciário de Augusto Severo, em janeiro de 1938. Durante o ano de 1938 esteve no exercício do cargo de Juiz de Direito da Comarca de Caraúbas, na qualidade de substituto legal do titular vitalício.

No ano de 1939 foi nomeado Promotor Público efetivo da Comarca de Acarí, permanecendo no referido cargo até outubro de 1940, quando requereu exoneração, transferindo, definitivamente, a sua residencia para Natal, instalando, no mesmo ano, um escritório de advocacia, em cuja atividade ainda se encontrava em toda a sua plenitude quando veio a falecer em 09 de novembro de 1980.

No ano de 1942 foi nomeado Professor de Geografia Geral do Colégio Estadual do Rio Grande do Norte, atividade que exerceu, concomitantemente, com a nobre profissão de advogado. No ano de 1945, quando o Brasil ensaiava os primeiros passos para a sua reconstitucionalização, ingressou na política e, em 1946, exerceu o cargo de Secretário Geral do Estado, no Governo de José Augusto Varela, tendo requerido exoneração para concorrer a uma cadeira de Deputado Estadual.

Em 1947 foi nomeado pelo Presidente da República para integrar o Conselho Administrativo do Estado. No mesmo ano, pelo então Interventor General Orestes da Rocha Lima, foi nomeado 2. Procurador Fiscal e Advogado da Fazenda Estadual, cargo que foi titular efetivo.

Eleito Deputado Estadual esteve no exercício do mandato eletivo, somente se afastando em 1950 para exercer o cargo de Prefeito de Natal.

Foi Chefe de Polícia do RN, cargo depois transformado em Secretaria de Estado da Segurança Pública, da qual foi o seu primeiro titular, no Governo Dinarte Mariz.

Exerceu , ainda, o cargo de Secretário do Interior e Justiça, no mesmo Governo.( 1957 a 1960)

Exerceu o honroso cargo de Presidente da OAB-RN durante duas décadas , tendo participado de inúmeros Congressos Jurídicos e Conferencias Nacionais chefiando delegações e tendo atuante desempenho nos debates.

Foi Membro e Presidente do Instituto dos Advogados , Presidente da Academia Potiguar de Letras, Presidente do Partido Social Trabalhista (PST), Membro da Associação Norteriograndense de Imprensa, Professor de Direito Judiciário Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do RN, Membro do Conselho Técnico-Administrativo da UFRN.

Recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte o título de Professor Emérito proposto pelo Magnifico Reitor Diógenes da Cunha Lima e aprovado pelo Conselho Universitário por ter sido um dos fundadores da Faculdade de Direito da UFRN e ter prestado relevantes serviços à Universidade.

Advogado conceituado, era conhecido pela sua oratória que muito o ajudou no exercício da profissão que escolheu e exerceu com dignidade.

Cargos e funções públicas exercidos:

> Presidente da Ordem dos Advogados Secção do RN

> Presidente do Instituto dos Advogados do RN

> Prefeito da cidade de Natal tendo tomado posse em 25 de fevereiro de 1950

> Secretário Geral do Estado na administração do Governador José Augusto Varela

> Promotor Público

> Presidente do Partido Social Trabalhista –PST

> Presidente da Academia Potiguar de Letras

> Secretário de Segurança Pública na administração do Governador Dinarte de Medeiros Mariz

> Deputado Estadual Constituinte
FONTE: SITE DO INSTITUTO CLAUDIONOR TELÓGIO DE ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs